Dezenas de famílias da cidade de Sal Rei ficaram desabrigadas após as chuvas caídas durante esta quarta-feira (18). Câmara Municipal diz estar no terreno “à procura de soluções”.
A ilha da Boa Vista foi ontem bafejada com as primeiras chuvas, após cerca de cinco anos de seca, cenário que trouxe alegria e satisfação, sobretudo para os agricultores e criadores de gado.
Embora não muito intensa, a chuva causou igualmente constrangimentos aos munícipes com as águas a invadirem as barracas e outras habitações de várias famílias, que ficaram em condições ainda mais vulneráveis.
Uma situação, que segundo a Câmara Municipal, é muito complicada, e do conhecimento das autoridades locais e nacionais, pois, não é nova na ilha.
Segundo informações avançadas, hoje, pela autarquia, o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Mendonça, já esteve em contacto com o Governo, concretamente com o departamento governamental responsável pela área da família, e da agricultura, tendo este se comprometido em fornecedor apoios para bombagem de água, nas próximas horas.
“A Câmara Municipal está engajada no sentido de encontrar soluções para estes problemas, que assumem características de uma emergência nacional, tanto para as famílias tanto para a própria cidade de Sal-Rei, que tem sido invadida pelas águas das chuvas, desde há muito tempo”, lê-se numa nota emitida pela autarquia nas redes sociais.
A edilidade diz estar solidária com a situação e que está a fazer “tudo que estiver ao seu alcance” para acolher as famílias, e aproveita para solicitar o engajamento das autoridades centrais, das organizações não governamentais e do sector privado, no sentido de participarem neste processo.