Seleção cabo-verdiana de basquetebol faz últimos preparativos antes de enfrentar Angola, na próxima terça-feira, 24, no campeonato africano da modalidade, que tem lugar no Ruanda.
Os comandados do selecionado Mané Trovoada fazem, hoje às 19 horas, mas um jogo de treino no pavilhão Vavá Duarte, para ultimar as ideias e as estratégias antes da partida para o Afrobasket.
Este ensaio já terá a presença de público nas bancadas após uma longa ausência devido à pandemia e, segundo o extremo, Ivan Almeida, servirá igualmente para os atletas sentirem o apoio dos cabo-verdianos.
“É mais um jogo de treino que faremos entre nós, também uma oportunidade de estarmos junto dos adeptos nacionais e sentirmos o seu apoio e calor, antes de partirmos para o Ruanda. Há muito que não jogávamos com público e isso é muito importante para nós”.
Para o basquetebolista, que atua no Anwil Wloclawek (Polónia), a partida também será fundamental para trabalhar e melhorar fases do jogo, como as ações defensivas e ofensivas que serão postas em prática durante a competição.
A Seleção nacional prepara a sua participação no Afrobasket’2021 sob o lema “Undi tem union tem vitória”, palavras que, conforme Almeida, definem o espírito crioulo.
“É um orgulho enorme estar aqui a representar esta seleção (…), se estivermos unidos, confiar nos colegas e estivermos com energias positivas podemos fazer coisas bonitas. É para isso que temos trabalhado duro nos últimos tempos. Agora é só demonstrarmos aquilo que valemos em campo”, acrescentou o extremo.
Cabo Verde vai partilhar o Grupo A da primeira fase do Afronasket com as seleções do Ruanda, da R. D. Congo e de Angola, na competição que decorrerá de 24 de agosto, próxima terça-feira, até 5 de setembro, em Kigali, Ruanda.
O combinado nacional estreia-se logo no primeiro dia de competição frente à seleção angolana, no dia 26 recebe os congoleses e encerra a fase de grupos contra os anfitriões a 28 de agosto.
C/RCV