PUB

Mundo

Afeganistão: União Europeia  quer dialogar com os Talibãs

No final da Reunião de Emergência dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, o chefe da Diplomacia Europeia traçou a estratégia do Bloco em relação ao Afeganistão. Josep Borrell assumiu que “abrir um canal de comunicação com os Talibãs é a única forma de seguir em frente”.

O alto representante da Política Externa da União Europeia (UE), o espanhol Josep Borrell, sublinhou – de acordo com o portal pt.euronews.com -, que a Cooperação com qualquer futuro Governo Afegão estará sempre condicionada a uma resolução inclusiva da Crise actual, e ao respeito dos direitos fundamentais de todos os afegãos, em particular das mulheres e crianças.
Segundo Josep Borrell, a conquista do Afeganistão pelos Talibãs é a questão geo-política mais importante para a Europa, desde a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014. 

Para o chefe da Diplomacia Europeia, os últimos acontecimentos são mais um exemplo de como a Europa precisa de desenvolver uma Autonomia Estratégica para poder reagir mais rapidamente a questões que afectamc directamentec o Bloco.

Borrell evocou a possibilidade de enviar uma delegação para negociar com os Talibãs a retirada do País, de cerca de 400 colaboradores afegãos.

Quanto a saber se o Movimento Islamita mudou e pode ser visto como parceiro credível no futuro, Josep Borrell diz que é ainda demasiado cedo para saber. Por agora, afirmou, “parecem ser o mesmo,  mas falam melhor inglês”

Rússia movimenta Tropas 

A Rússia e o Tajiquistão começaram, na terça-feira, 17, Exercícios Militares-Conjuntos, junto à Fronteira afegã.

Segundo um Comunicado do Ministério Russo da Defesa, os Exercícios vão prolongar-se durante um mês e envolvem perto de um milhar de militares russos.

As manobras têm lugar poucos dias depois dos Talibãs terem assumido o controlo do Afeganistãos na sequência da retirada das Forças lideradas pelos Norte-Americanos e integrada pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

A Fronteira entre o Tajiquistão e o Afeganistão estende-se por mais de mil e 300 quilómetros.

A Rússia já ofereceu assistência militar ao Tajiquistão e outros países da Ásia Central, caso venham a sofrer incursões de radicais provenientes do Afeganistão.

Desconfiança

A Comunidade Internacional e a população afegã aguardam, com desconfiança e temor, os novos desenvolvimentos no Afeganistão.

Numa conferência de imprensa realizada na sequência da ofensiva lançada para assumir o controlo daquele País Asiático, os Talibãs prometeram respeitar os Direitos das Mulheres, dentro dos limites da Lei Islâmica, ofereceram uma amnistia a todos aqueles que lutaram contra eles e prometeram que o País não se tornaria num refúgio para terroristas.

“Queremos um Governo futuro e um Sistema que incluam pessoas de todas as linhas de pensamento. Não queremos mais Guerra. Queremos Paz no Afeganistão, e é, por isso, que decorreram negociações”, disse Zabihullah Mujahid, porta-voz das Forças Talibãs.

Os mais velhos, contudo, não esquecem o anterior Regime Talibã que limitava o movimento das mulheres, proibia a Música e a Televisão e organizava execuções públicas.

Os Estados Unidos da América (EUA) já aceleraram a retirada de estrangeiros e afegãos vulneráveis e contam atingir nove mil pessoas por dia.
Vários países já anunciaram Programas de Realojamento de Afegãos, para os milhares que querem abandonar o País.

EUA investigam…

O Escritório de Investigações Especiais da Força Aérea dos EUA abriu uma investigação, para apurar as circunstâncias que levaram a restos humanos encontrados no poço da roda de um C-17, que descolou do Aeroporto Internacional de Cabul (a Cidade-Capital do Afeganistão). 

Os restos mortais foram descobertos depois que o avião pousou na Base Aérea de Al Udeid, no Qatar. “A aeronave está apreendida, para coleta do material humano e para inspecção, antes de retornar ao ‘status’ de vôo”, anunciou a Força Aérea, em Comunicado.

A Tripulação tomou a decisão de descolar, por causa da deterioração da situação de Segurança no Aeroporto, depois que centenas de afegãos violaram o perímetro e cercaram o C-17.

O vídeo de afegãos correndo com o avião, na noite de domingo, 15, tornou-se viral, assim como as imagens de pessoas caindo da lateral da aeronave já no ar.

PUB

PUB

PUB

To Top