PUB

Carlos Veiga

Presidenciais 2021: Candidatura de Carlos Veiga formalizada junto do TC

O mandatário nacional da candidatura de Carlos Veiga entregou, esta manhã, o processo ao Tribunal Constitucional (TC) para as eleições presidenciais de 17 de outubro.

Adalberto Silva fez a entrega ao TC do documento subscrito por 4000 cidadãos, residentes em Cabo Verde e na diáspora, número que é o limite máximo de assinaturas permitidas por lei. O que na sua perspetiva representa “um sinal de força”.

“Trata-se de uma figura muito conhecida do povo cabo-verdiano, com um histórico interessante, um homem com um contributo cimeiro na implantação do regime que nós vivemos hoje, de liberdade e de democracia em Cabo Verde”, disse o mandatário.

Segundo Adalberto Silva, Carlos Veiga é uma “pessoa talhada” para exercer a função de Chefe de Estado, pois, é um democrata de formação e um dos autores da Constituição da República.

“Tendo em conta a situação que o país atravessa de crise pandémica, que afetou grandemente o país, Cabo Verde necessita de criar condições políticas de serenidade e de estabilidade para podermos retomar o ritmo de crescimento e desenvolvimento. E o nosso candidato Carlos Veiga nos parece a pessoa mais indicada para garantir essa estabilidade que o País precisa para retomar a normalidade e o ritmo de crescimento e desenvolvimento”, sustentou.

Após José Maria Neves ter entregue o seu processo no Tribunal Constitucional na passada quinta-feira,12, Carlos Veiga é o segundo candidato a formalizar a candidatura às eleições presidenciais.

Conta com o apoio político do MpD e da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), conforme declarado hoje em conferência de imprensa pelo presidente do partido, António Monteiro.

Uma terceira candidatura, do candidato Fernando Rocha Delgado, natural de Santo Antão e residente em São Vicente, também foi formalizada esta segunda-feira no Tribunal Constitucional.

Conforme o calendário eleitoral, publicado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o prazo para a apresentação das candidaturas às eleições presidenciais de 17 de outubro termina no dia 18 de agosto. O sorteio da ordem a atribuir às candidaturas nos boletins de voto vai ser realizado no dia seguinte, 19 de agosto.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top