O ministro-Adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, mostrou-se confiante numa participação “mais massiva” de atletas cabo-verdianos em Jogos Olímpicos, com aposta e investimentos nas modalidades com potenciais neste sentido.
Carlos Monteiro manifestou esta confiança, no sábado (14), em declarações à Inforpress, avaliando a participação de Cabo Verde nos recentes Jogos Olímpicos de Tóquio.
O governante disse que o desporto nacional tem conseguido, ao longo dos anos, participação de alguns atletas, mas é sempre importante ter mais representantes.
“Temos os que se qualificaram pelo mérito e há outros convidados, mas é óbvio que queremos ter sempre o maior número de atletas possível a qualificarem pelo mérito das suas performances”, salientou.
Instado sobre a receita para que o país tenha atletas capazes de competir por medalhas, Carlos Monteiro indicou que é preciso perceber onde está o maior potencial em cada ciclo olímpico e preparar para o País ter atletas em condições de “ir subindo degrau a degrau na performance olímpica”.
Cabo Verde participou nos Jogos Olímpicos com seis atletas, a ginasta Márcia Lopes, o pugilista David de Pina, os nadadores Troy Pina e Jayla Pina, Jordan Andrade (Atletismo) e Sandrine Billet (Judo).
Esta foi a maior delegação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, denominada agora como “Team Cabo Verde”.
C/ Inforpress