O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e o Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) procederam à assinatura de um acordo de parceria para a implementação do projeto “Artcraft – Digital Literacy”.
Trata-se de um projecto de formação em ferramentas digitais e redes sociais que tem como objetivo elevar a literacia digital dos artesãos e a criação de lojas online de venda de produtos artesanais.
A formação tem como beneficiários 40 artesãos, selecionados com base num conjunto de critérios definidos pelo Programa das Nações Unidas, sendo um dos critérios a inscrição para Reconhecimento Profissional do Artesão, na plataforma digital do SIArt Sistema Integrado do Artesanato.
As atividades serão realizadas em São Vicente e Santiago, com artesãos residentes, mas também provenientes das outras ilhas (Santo Antão, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Fogo e Brava).
Em São Vicente, a formação terá lugar na Biblioteca Municipal entre 17 e 27 de agosto. Em Santiago, a formação irá decorrer no Palácio da Cultura Ildo Lobo, entre 14 e 17 setembro.
Face à atual situação de contingência, os artesãos foram divididos em dois grupos tanto para a formação em São Vicente, como para a formação em Santiago, mediante o uso obrigatório de máscara.