O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou um apelo a todos para garantir aos jovens “um lugar à mesa”, enquanto se constrói um mundo baseado no desenvolvimento inclusivo, justo e sustentável para todos.
Guterres fez este apelo na sua mensagem por ocasião do Dia Internacional da Juventude 2021, que se assinala, esta quinta-feira (12).
Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, este ano o Dia Internacional da Juventude evidencia soluções inovadoras desenvolvidas por jovens, para enfrentarem os desafios que se colocam aos nossos sistemas alimentares.
“Os jovens, estão a enfrentar desigualdades ao nível da segurança alimentar e sofrem os efeitos derivados da perda da biodiversidade e das ameaças ao nosso ambiente, entre outros”, disse esta fonte.
Esse mesmo dinamismo, criatividade e empenho, conforme Guterres, é visto em muitas outras áreas, desde a igualdade de género, a educação e o desenvolvimento de competências.
Ainda assim, alertou que a juventude precisa de aliados para se certificar de que estão empenhados e que são incluídos e compreendidos.
Dentro da estratégia das Nações Unidas para a Juventude, Youth30, esta organização garante que está a reforçar o seu trabalho para e com os jovens de todo o mundo.