A ministra dos negócios estrangeiros, cooperação e comunidade de São Tomé e Príncipe, Edite Ramos da Costa, está em Cabo Verde para o reforço da cooperação entre os dois países.
Em destaque, o sector do turismo e o reforço do diálogo político com vista à graduação de São Tomé a país de rendimento médio.
A visita de três dias da ministra dos negócios estrangeiros, cooperação e comunidade de São Tomé e Príncipe, iniciou-se com um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Rui Figueiredo Soares, que traçou para a imprensa as possíveis áreas para acordo de cooperação.
“Desde a saúde, a educação, as TIC ‘s, o setor da indústria farmacêutica e a indústria transformadora. As nossas câmaras de comércio também já assinaram protocolos que devem ser executados brevemente”, faz saber.
A governante são-tomense destaca a correlação de irmandade existente entre Cabo Verde e São Tomé consubstanciada pela comunidade de descendentes cabo-verdianos no arquipélago.
Edite Ramos da Costa enfatiza a facilitação no processo de aquisição da nacionalidade dos cabo-verdianos em São Tomé e Príncipe e o acordo sobre dupla tributação e outro sobre a proteção e a aprovação de investimentos.
O turismo, sector chave para os dois países, também está na mira de uma possível cooperação.
C/RCV