PUB

Educação

Cabo Verde e São Tomé querem intensificar cooperação na área da educação

Cabo Verde e São Tomé querem intensificar a cooperação na área da Educação. A garantia foi deixada hoje, pelo ministro da Educação, à margem da visita que a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Edite da Costa Tenjua, efetuou ao campus da Uni-CV.

Segundo declarações de Amadeu Cruz, esta cooperação, além da licenciatura, passará a contemplar formação técnico-profissional e investigação científica. O ministro da Educação sublinhou também a possibilidade da assinatura de um protocolo que irá, não só aumentar o número de estudantes são-tomenses na Uni-CV, bem como as áreas de atuação.

“Há disponibilidade da parte cabo-verdiana de criar todas as condições para intensificar as relações na área da formação superior, da formação técnica profissional, mas também na área de investigação cientifica. Gostaríamos de trabalhar com os são-tomenses na elaboração e aprovação de um protocolo de entendimento para propiciar oportunidades de formação dos são-tomenses na Uni-CV e dentro do sistema universitário cabo-verdiano”, elucidou.

O campus da Universidade de Cabo Verde acolhe, no momento, oito estudantes são-tomenses. A ministra do Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe acredita que este número poderá vir a ser alargado tendo em conta a qualidade daquele estabelecimento de ensino superior.

“Esta Universidade tem condições muito boas do ponto de vista de ensino, muito modernas e digo claramente que aqui os estudantes têm todas as condições de primeira linha que encontrariam em universidades de qualquer país que se chama do primeiro mundo”, enalteceu.

Por sua vez, reitora da Uni-CV, Judith Nascimento, aproveitou a ocasião para exemplifica com o caso de sucesso e integração do atual diretor dos serviços de ação social da Uni-CV.

“Temos o doutor Adilson, que foi um estudante de São Tomé que veio fazer a licenciatura e acabou por ficar e hoje é o nosso diretor dos serviços de ação social, tendo sido também o presidente da associação de estudantes e é reintegrado na Universidade de Cabo Verde”, frisou.

A cooperação entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe na área da educação vem de há muitos anos e são muitos os registros de são-tomenses que estudaram na Universidade de Cabo Verde e alguns acabaram por ficar no país.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top