PUB

Covid-19

Variante Delta já circula na ilha de Santiago

A variante Delta do coronavírus, tida como uma das mais contagiosas, já circula na ilha de Santiago. A informação é avançada pelo Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto.

Barreto, durante a habitual sessão semanal, de apresentação da situação epidemiológica no país, avançou que Cabo Verde recebeu um relatório do Instituto Pasteur, em Dacar, Senegal, onde se confirma a existência da variante Delta em Cabo Verde.

Das 16 amostras enviadas para esse instituto, quatro revelaram serem relativas à variante Delta.

O mesmo disse  que a variante foi detectada nas amostras da ilha de Santiago, mas não descarta a possibilidade de que esta também possa estar a circular nas outras ilhas.

“O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) vai continuar a enviar amostras para continuarmos a vigilância das variantes do Sars-Cov-2. Já identificamos até agora a variante Alfa e a Delta”, declarou Jorge Noel Barreto.

O diretor reconheceu que o aparecimento desta variante foi uma possibilidade que sempre existiu, e aponta que talvez o pico de contágio registado durante os meses de abril e maio se devam à Delta.

“Contudo, se formos analisar os dados retrospectivos pode ser que o pico que tivemos em Abril e Maio tenha sido o efeito dessa variante. Se não for este caso, outra hipótese é que esta variante tenha entrado recentemente e, por isso, ainda podemos ter uma situação de piora nas próximas semanas”, frisa o Diretor.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top