Tropas ruandesas e moçambicanas recuperaram o controlo de Mocímboa da Praia, no Norte de Moçambique. A Vila portuária estava há mais de um ano, sob controlo do Ansar al-Sunna, o grupo extremista ligado ao Daesh, que tem espalhado terror na Província de Cabo Delgado. desde 2017.
O anúncio da reconquista – avança o portal pt.euronews.com -, foi, inicialmente feito, pelo Exército ruandês e, entretanto, confirmado pelo Ministério moçambicano da Defesa.
Um porta-voz do Governo de Maputo – a Capital daquele País Lusófono do Árica Oriental -, adianta que os combates continuam para a “consolidação das zonas que prevalecem críticas,” nomeadamente, alguns bairros periféricos e a Estação de Tratamento de Água. Foi recuperado o controlo de infra-estruturas públicas e privadas, incluindo a Sede do Governo Distrital, o Porto, o Aeroporto, Hospital, mercados e estabelecimentos de restauração.
Mocímboa da Praia é apontada como a base dos terroristas. Fica a 70 quilómetros da área de construção do Projecto de Exploração de Gás Natural, conduzido por várias Petrolíferas internacionais e liderado pela Total.
As Forças Armadas de Moçambique contam, desde o início do mês, com o apoio de mil militares e Polícias do Ruanda.
Esta segunda-feira, 9, foi lançada, oficialmente, a Missão da Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. Este contingente deverá integrar três mil militares dos países da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral).