PUB

Covid-19

Ordem dos Médicos receosa com a possibilidade da variante Delta chegar a Cabo Verde

Esta preocupação foi colocada, hoje, durante uma conferência de imprensa, realizada pela Ordem dos Médicos de Cabo Verde. O bastonário da ordem, além de apelar à vacinação fez referência à importância do continuo cumprimento das regras de segurança sanitária.

Até à data, Cabo Verde já conta com um total de 157 mil pessoas que aderiram à campanha de vacinação. Contudo, o país dispõe de mais de 500 mil habitantes. Um cenário que preocupa a Ordem dos Médicos de Cabo Verde, já a que a variante mais agressiva da Covid-19, a Delta, já está a circular em países com quem Cabo Verde tem fortes ligações.

Por esta razão, o bastonário da Ordem dos Médicos, Danielson Veiga, apela à adesão massiva das pessoas à campanha de vacinação.

“Se a Delta entrar agora em Cabo Verde vamos ter problemas assim como tivemos no início da pandemia, e arrisco a dizer que seja igual ou pior, pois é uma variante que está a causar grandes problemas lá fora. Nós todos sabemos que temos vulnerabilidades. Então é preciso a colaboração direta de cada um para o bem da comunidade”, frisa o médico.

“Gostaríamos de apelar, encarecidamente, a todos os cabo-verdianos a abraçarem aquilo que está na política nacional de saúde, e que está na preocupação internacional. Estamos à frente de uma pandemia. Para nós aceitar a vacinação é um gesto de cidadania”, apela o bastonário.

Mesmo vacinados devem manter medidas

Danielson Veiga sublinha também que, mesmo vacinadas, as pessoas devem continuar a usar máscaras, álcool gel, devem lavar as mãos, manter o distanciamento e ter atenção às pessoas à volta. Em caso de terem estado em contacto com alguém que testou positivo à Covid-19 devem contactar as autoridades, imediatamente.

O bastonário da Ordem dos advogados de Cabo Verde realça ainda que atitude de aceitar ser vacinado é um ato de cidadania, de solidariedade e de respeito à vida do próximo.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top