Q’ Ideia Jovem Tarrafal é um projecto criado por Elizandro Lopes Tavares com o objectivo de mobilizar a juventude desse concelho de Santiago para o debate e implementação de projectos que visam criar novas oportunidades para os jovens. Apesar de recém-criada, a agremiação já dispõe de “embaixadores” na diáspora para apoios e busca de fananciamentos para os projectos .
Elizandro Lopes Tavares, 35 anos, mentor da Q’ Ideia Jovem Tarrafal, considera que o projecto pertence a todos os jovens tarrafalenses, residentes no concelho ou na diáspora.
“Os jovens do Tarrafal têm muitas ideias, mas não têm onde ou com quem partilha-las” e é a partir disso que a Q’ Ideia surge, afirmou ao A NAÇÃO.
Criar novas oportunidades para os jovens
Assim, pensando nos jovens e na necessidade de criar novas oportunidades para essa camada da população, a Q’ Ideia tem promovido palestras e formações gratuitas para ajudá-los a descobrirem e desenvolverem o seu potencial.
“Os jovens têm aderido com muito entusiasmo às formações, sendo por vezes necessário dividi-los em várias turmas a fim de dar resposta à procura”, acrescenta.
Diante da procura, a Q’ Ideia encontra-se organizada em “pelouros”, cada um com a respectiva tarefa, visando ajudar os jovens a descobrirem o seu potencial.
“Por enquanto somos um grupo, mas, brevemente seremos uma associação, transversal, onde a juventude estiver, ali também estaremos”, afirma.
Elizandro Tavares aponta a partidarização como um grande inimigo das associações.
“Qualquer associação que se deixar partidarizar está fadada ao fracasso, pelo que qualquer grupo comunitário ou juvenil deve abraçar uma causa: pessoas apenas, nunca o partido”, defende.
Embaixadores na diáspora
Apesar do nome ser Q’ Ideia Jovem Tarrafal, Elizandro conta que esta não é uma comunidade destinada apenas aos jovens tarrafalenses.
“Até temos um embaixador em Portugal, que não é do Tarrafal”, aponta como exemplo. Isto é, “qualquer jovem pode aderir desde que se identifique com o nosso objectivo e estamos disponíveis para levar esta ideia a outras paragens”.
Actualmente, a Q’ Ideia Jovem tem embaixadores na China, França, Portugal, Inglaterra, Senegal e nos Estados Unidos da América.
Tavares explica que, com essas antenas na diáspora, existe mais possibilidade de conseguir financiamentos e apoio para os projectos em desenvolvimento.
“Onde houver um filho do Tarrafal, a Q’ Ideia Jovem Tarrafal quer estar presente”, faz saber, no que apela aos jovens de outros municípios a fazerem o mesmo, tendo sempre em conta aquilo que cada um se sente mais motivado a realizar.
“Da mesma forma que conseguimos criar a Q’ Ideia Jovem Tarrafal é possível fazer algo semelhante noutras paragens do território nacional, tendo os jovens como foco. A ideia é desafiá-los a apresentarem as suas ideias para de seguida trabalharmos juntos não só no sentido de melhorar as ideias apresentadas, como também levar à sua implementação prática”, conclui.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 726, de 29 de Julho de 2021