O governo considera estarem reunidas as condições mínimas para retoma faseada das actividades desportivas no país. Os moldes dessa retoma foram analisados hoje pelo ministro do desporto, Carlos Monteiro, com as federações das diversas modalidades.
“Nós quisemos trabalhar já com as federações a realização de eventos durante os meses de Agosto e Setembro, que são eventos que servirão para a sensibilização para a vacinação. Sabemos que há diferentes públicos que vão aos eventos desportivos e nós queremos atingir estes públicos-alvos para podermos com isso fazer subir a nossa taxa de vacinação, que é alta nalgumas regiões do país, mas também podemos reconhecer que ainda é um bocado baixa, noutras regiões como nomeadamente na ilha de Santiago”, disse.
Portanto, como esclarece, as federações vão ser parceiras nessa sensibilização.
” Vamos, federações e governo, realizar eventos desportivos, que vão marcar simbolicamente a retoma da actividade desportiva em todo o país e vão também servir de preparação de eventos teste, para quando daqui a poucos meses começarmos com os eventos oficiais, com os campeonatos oficiais, em cada modalidade”, explicou Carlos Monteiro.
Na reunião de hoje ficou também assente o compromisso das federações da apresentação de uma lista de eventos que pretendem realizar ao Instituto do Desporto e da Juventude.
“São eventos em pavilhões, são eventos também em campos abertos de futebol, de basquete, judo, halterofilismo, boxe também manifestou essa disponibilidade. Voleibol também propôs a realização de eventos de vólei de praia. Portanto, agora o IDJ receberá essas propostas e nós veremos a melhor forma de pôr de pé e será já para o mês de Agosto”, acrescentou.
Com a declaração na semana passada da situação de contingência, foram definidas algumas regras para a realização de eventos desportivos. Uma delas exige por exemplo que as pessoas que queiram assistir aos eventos desportivos em espaços fechados tenham que ter um teste negativo ou provar ter pelo menos uma dose de vacinação.
C/ RCV