O município de São Domingos comemora no próximo dia 07 de Agosto, sábado, pela primeira vez, o Dia do Emigrante. A data, segundo o edil do concelho, foi instaurada com o objectivo de estreitar a relação com a comunidade emigrada, e faz parte de um leque de medidas em carteira para atrair investimentos da diáspora.
“A instauração do dia do emigrante reflete o próprio compromisso que assumimos com os emigrantes, tendo em conta que esta nova equipa vê a diáspora como um dos parceiros importantes no desenvolvimento do município”, explicou o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela.
O foco, segundo a mesma fonte, é aproximar os emigrantes e tornar a participação deles mais activa, e mais incisiva. Já a escolha do mês de Agosto para a comemoração deve-se à presença de muitos emigrantes no país, durante esta época do ano.
“É uma forma também de conversar com eles, ver quais são os seus anseios e apresentar as oportunidades e potencialidades do município, para poderem fazer investimentos no concelho”, acrescentou o edil.
Para o dia 7, está prevista uma conversa aberta, onde serão apresentados alguns projectos em andamento, e outros que a autarquia pretende implementar no município, com base em parcerias público-privadas.
A câmara, frisou Isaías Varela, pretende contar com o engajamento dos emigrantes para investirem, nomeadamente nalgumas infraestruturas no município, como é o caso do polidesportivo, da Praça Central, entre outras.
Está prevista ainda a terceirização de alguns serviços, no sentido de delegá-los a potenciais investidores.
Outros projectos
Fazem ainda parte desse esforço de aproximação do emigrante, segundo o edil, alguns projectos desenvolvidos pela autarquia, cuja implementação está prevista para até final do ano.
“Nomeadamente a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante e ao Investidor da Diáspora, uma estrutura que vai facilitar o emigrante no acesso a vários serviços, e vai dinamizar as potencialidades e oportunidades económicas e de investimento no concelho, junto das comunidades”, acrescentou.
A par deste gabinete, está na agenda a criação de um gabinete externo voltado para os emigrantes, tendo em vista a criação de novas geminações no futuro, como forma de mobilizar recursos e parceiros para investimentos no município.
Para além do Dia do Emigrante, a diáspora passará a dispor de um dia reservado a audiências com a autarquia, tal como acontece com os munícipes, empresas e funcionários.
As actividades comemorativas do Dia do Emigrante, entre as quais um encontro com emigrantes, almoço e tarde cultural, terão lugar no sábado, 07, na zona de Rui Vaz, São Domingos.