PUB

Covid-19

Número de novos casos continuam a diminuir – DNS

De acordo com o Director Nacional da Saúde, Jorge Barreto, os últimos dados referentes à situação epidemiológica de Cabo Verde mostram uma evolução decrescente de novas infeções, com tendência para a estabilização. Contudo, a realidade ainda exige uma forte aposta nas medidas de prevenção.

Estas informações foram avançadas na manhã desta segunda-feira,2, por Barreto, que considerou que Cabo Verde encontra-se numa “área verde” no que diz respeito à matriz de risco. As considerações foram feitas de acordo com as taxas dos indicadores disponíveis no período de 19 até 31 de julho.

“A nossa taxa de incidência acumulada é de 90 por 100 mil habitantes, e, também, se nós tivermos em consideração o grau de transmissibilidade de infeção (RT), a nível nacional, que está em 0,91. Segundo os dados de positividade, pelo menos, há duas semanas, têm estado inferior a 4%. Cabo Verde, no momento, encontra-se numa área verde na matriz de risco”, esclareceu.

Resultados positivos, mas que ainda assim requerem uma aposta nas medidas de prevenção, controlo de propagação do vírus. Quanto à vacinação, disse que os números indicam que, diariamente, estão a ser vacinadas 3.500 pessoas, com exceção dos fins-de-semana, em que a adesão diminui.

Apesar de considerar positivo o ritmo de vacinação, o diretor nacional da saúde diz que o país tem condições para vacinar muitas mais pessoas.

“Apesar de muitas pessoas estarem reticentes em relação à vacina, estamos com um bom nível de vacinação, mas poderíamos fazer mais e temos capacidade para que muitas mais pessoas sejam vacinadas”, garantiu o diretor nacional da Saúde.

Barreto reafirma que, apesar da tendência a apontar para a estabilização em número de infeções, os ganhos precisam ser consolidados, pelo que as medidas de prevenção devem continuar a ser respeitadas

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top