A pandemia fez decrescer as doações de leite materno no país. Mas, a situação tem vindo a melhorar.
Apesar do banco de leite humano do hospital central da Praia estar a cumprir os seus objetivos, a coordenadora do programa de nutrição da Direção Nacional de Saúde (DNS), sublinha que registou-se uma quebra brusca nas doações devido à pandemia, mas que ,atualmente, a situação tende a melhorar.
Em comemoração à semana mundial do aleitamento materno, que arranca hoje, Irina Spencer, coordenadora nacional do programa de nutrição, avança que vão ser realizadas um conjunto de atividades no sentido de informar, articular e potencializar ações sobre o tema, em prol da melhoria da saúde pública.
“O nosso objetivo é mostrar a importância de proteger o aleitamento materno, ancorar ou enforcar o apoio ao aleitamento como uma resposta vital, articular com os indivíduos e com as organizações para maior impacto, e potencializar ações sobre a proteção do aleitamento materno, para melhorar a saúde das nossas crianças, a saúde materna e da população em geral”, explica.
Irina Spencer indica que, de hoje até sábado, estão programadas um leque de atividades, desde ações de formação e de sensibilização em todas as estruturas de saúde. Além disso, destaca a comemoração do décimo aniversário da implementação do leite humano do Hospital Agostinho Neto.
Esta é uma iniciativa que tem dado enorme contributo na redução da mortalidade infantil e neonatal, onde os recentes dados comprovam um total de 789 atendimentos individuais. A nível de doadoras regista-se um total de 74 e 59 recetores.
Além disso, a coordenadora nacional do programa de nutrição adianta que as mães, mesmo infetadas com covid-19, devem continuar a amamentar os seus filhos.
“Se uma mãe tem algum receio ou alguma dificuldade em amamentar, uma das orientações dadas é que faça a ordenha do leite e que outra pessoa da família possa dar o leite à criança, mas claro que deve ter todos os cuidados de proteção”, sublinha
A cerimónia de abertura da comemoração da semana mundial do aleitamento materno decorre esta manhã no Hospital Regional de João Morais em Santo Antão e é presidida pelo ministro da Saúde Arlindo do Rosário.
Este ano, a comemoração desta semana decorre sob o lema “Proteger a amamentação, uma responsabilidade de todos”.
C/ RCV