A Câmara Municipal de Santa Catarina realiza, entre 4 e 7 de Agosto, a Semana do Emigrante, sob o lema “Com os Emigrantes Santa Catarina segue em Frente”.
A Semana do Emigrante vai ser celebrada com a realização de uma Feira que conta com participação de 13 expositores, tendo como palco a Zona Pedonal António Mascarenhas Monteiro.
Está ainda previsto um fórum para troca de ideias, destinado a investidores residentes e na diáspora.
O espaço de Reflexão Emigrante-Investidor comporta três painéis de debate: Estatuto do Investidor Emigrante, tendo como orador Emanuel Barbosa; Economia Digital, tendo como orador Hélio Varela; e Diáspora: Factor de Desenvolvimento Estratégico da Agenda de Cabo Verde 2030, tendo como orador Edmilson Mendonça.
O encerramento acontece sábado 7, com o tradicional encontro de Emigrantes. O evento tem lugar no Anfiteatro da Escola Técnica Grão Duque Henri, no horário entre as 17h30 e as 19h00.
O encontro, que vai ser transmitido para todo o mundo, através da rede social facebook, conta com intervenções de emigrantes, de empresas patrocinadoras, de serviços municipais, da Presidente Jassira Monteiro e do Ministro das Comunidades, Jorge Santos.
O evento conta, ainda, com animação cultural, através do Grupo de Batuco Txabi Nobu (de Fonte Lima), do grupo bissau-guineense Yran dy Fankasso e de Titio de Belo Freire. Segue-se um Jantar-Convívio.
Tendo em conta as recomendações das autoridades sanitárias, a autarquia informa que no Encontro de Emigrantes apenas pode participar um total de 100 (cem) pessoas (por convite expresso), sendo cumpridas todas as regras de distanciamento social, e o uso obrigatório de máscara e de álcool gel à entrada do recinto.