Comemora-se hoje, na cidade da Praia, o Dia Municipal da Tabanca. Para marcar o dia, o largo Amílcar Cabral, na Várzea, acolhe um desfile dos grupos de Achada Santo António, Várzea e Achada Grande Frente.
O evento marcado para às 17 horas desta quinta-feira,29, conta com a organização da Câmara Municipal da Praia (CMP), através do Pelouro da Cultura e Economia Criativa.
Segundo uma publicação na sua página oficial do Facebook, a CMP diz que os grupos de tabanca da Praia, presentes na actividade, receberão um certificado e um kit, incluindo tambores, cornetas e baguetes, em reconhecimento do contributo que têm dado em prol da preservação dessa manifestação cultural.
Aliás, à Inforpress o director da Cultura, Adilson Spínola, explicou que este evento é para reconhecer o contributo que a tabanca tem dado para o desenvolvimento cultural de Cabo Verde, sobretudo na Cidade da Praia.
O evento termina com um desfile dos grupos de regresso às suas comunidades.
Tendo em conta o estado de calamidade devido à pandemia, a autarquia garante que as actividades respeitarão todas as medidas sanitárias e de segurança.
Efeméride
De referir que, a Tabanka, espécie de cortejo que mistura dança, música e encenação, surgiu no século XVI, como forma de resistência ao poder colonial, sendo proibida até à independência de Cabo Verde, em 1975.
Já o Dia Municipal da Tabanka foi instituído a 29 de Julho de 2017, como forma de valorizar e enaltecer esta manifestação cultural típica da ilha de Santiago, presente também na ilha do Maio.