Uma equipa da Agência Nacional de Estatística e Demografia do Senegal (ANSD) inicia nesta segunda-feira,26, uma missão em Cabo Verde para conhecer “de perto” os procedimentos estatísticos realizados pelo Instituo Nacional de Estatística (INE) e capitalizar a experiência recente de Cabo Verde.
Um dos pontos principais desta visita é conhecer “in loco” como decorreu o processo da realização do Recenseamento Geral da População e da Habitação -RGPH-2021- em Cabo Verde, no contexto da pandemia.
De entre outros propósitos, que mantêm a equipa em Cabo Verde, até ao próximo dia 31, estão questões como conhecer os processos e procedimentos inerentes à validação e integração de dados geoespaciais externos e internos, à definição e redesenho dos distritos de recenseamento (DR) efetuados no âmbito da actualização cartográfica em 2019 no arquipélago e o aplicativo utilizado nos dispositivos para a recolha de dados.
Isto, para além de conhecer a estrutura organizacional do Gabinete do Censo e da equipa de terreno, o Sistema de Gestão de Inquéritos (SGI), o Sistema de Acompanhamento da Recolha (SAR) e a infraestrutura tecnológica montada pelo INE no Censo 2021.
Esta missão foi solicitada pelo FNUAP-Cabo Verde, na medida em que o Senegal pretende realizar, em 2023, o seu quinto recenseamento geral da população e da habitação e, por isso, deseja capitalizar a experiência recente de Cabo Verde.
De relembrar que o V Recenseamento Geral da População e da Habitação -RGPH-2021- em Cabo Verde decorreu entre 16 de junho a 7 de julho deste ano.
C/Inforpress