Jéssica Gomes é uma jovem natural de Achada Grande Frente, Praia, que viu no “Make Up” uma oportunidade de negócio, quando na verdade só queria aproveitar o tempo livre, durante a quarentena do ano passado. Aprendeu as técnicas nas redes sociais com profissionais de várias partes do mundo, mas, para sua satisfação pessoal, pretende formar-se nesta área para causar cada vez mais “magia” no rosto e auto-estima das pessoas que a procuram.
Foi durante a quarentena, em Março do ano passado, que Jéssica Gomes decidiu ocupar o tempo livre para brincar de maquiadora.
O Estado de Emergência permitiu a esta jovem, natural de Achada Grande Frente, cidade da Praia, retomar uma actividade que sempre gostou desde pequena, mas que tinha ficado para trás com os estudos.
“Desde pequena que eu gostava muito de brincar de salão. Quando cresci, a minha mãe me comprou alguns itens de cabelo como chapinha, rolo de cabelo, entre outras. Tinha muito jeito para fazer unhas e cuidar da beleza em si. Só que, com o tempo, deixei isso um pouco de lado, com a escola. O ano passado, quando foi anunciado o Estado de Emergência, foi uma oportunidade para retomar e ocupar o tempo livre”, contou a jovem em entrevista ao A NAÇÃO.
Aprendizagem
Jéssica Gomes aprendeu as técnicas nas redes sociais com profissionais de várias partes do mundo e aperfeiçoou o pouco que sabia. No início, se maquiava a si mesma. Com o tempo, ganhou a confiança da vizinhança em Achada Grande Frente, e, hoje, recebe clientes de toda a cidade da Praia.
“Assistia todos os dias muitos tutoriais nas redes sociais, live, mini formações entre outras técnicas que constituem, hoje, a minha experiência nesta área. Primeiramente, eu era a minha própria cobaia. Depois de aperfeiçoar um pouco mais, comecei a praticar nas minhas amigas, vizinhos que, com o tempo, me publicitaram nos seus amigos, vizinhos. Quando dei por mim, já não era hobby e sim prestação de serviços”, explicou a jovem que deseja, mais tarde, fazer uma formação profissional nesta área.
“Para além de mais credibilidade, uma formação em estética e técnicas de maquiagem vai permitir aperfeiçoar as minhas técnicas e trazer mais conhecimentos e confiança”, avança realçando que já está “de olhos” em melhores ofertas formativas.
Apesar de poucos anos de experiência, esta jovem diz estar a dominar cada vez mais a matéria, sendo que reserva todos os dias tempo para novas aprendizagens para nunca decepcionar aqueles que lhe confiam o rosto.
“Não sou acomodada. Estou sempre a aprender para alargar os meus conhecimentos e dar mais opções aqueles que me procuram”, diz a jovem que em um ano de prestação de serviços em casa (seu local de trabalho) e ao domicílio já maquiou noivas, músicos, actores entre outras pessoas para festas e eventos de destaque na cidade da Praia.
Ganhar mercado
Para além do “boca-a-boca” Jéssica Gomes publicita os seus serviços através de páginas “Jess Make Up” nas redes sociais – Facebook e Instagram, que serve também para mostrar a “magia” que tem feito àqueles que lhe procuram para a transformação da cara e um “up” na autoestima.
Cada vez mais perto dos seus objectivos, a jovem, que não chegou a iniciar um curso de formação após terminar o 12º ano de escolaridade, diz que hoje em dia não tem dúvida do que quer fazer.
O empreendedorismo, diz, vai ser o caminho para a sua independência financeira, uma área que não lhe é estranha já que sempre ajudou a sua mãe a gerenciar o seu supermercado na mesma zona, ao pé da casa.