Os Plateau Plaeau Warriors bateram os Achada Panthers por 92 – 84, na noite desta sexta-feira, 23, no pavilhão Vává Duarte, sagrando-se os primeiros campeões da Praia Basketball League (PBL).
Os “guerreiros” do Plateau, confirmaram o favoritismo apresentado na fase regular do PBL, a única equipa invicta até o jogo da final. Encontro esse que pôs frente a frente os Warriors e a grande surpresa da competição, os Achada Panthers, últimos classificados na primeira fase, onde somaram sete derrotas em igual número de jogos.
Com mais esta vitória a equipa do Plateau fez história ao vencer todos os nove jogos disputados na competição, sendo que o melhor jogador da final foi o atleta dos Warriors, Joshua Yorke Frazer. O norte-americano somou 30 pontos, 5 ressaltos e três assistências no jogo do título.
No final da partida, Cândido Ribeiro, treinador dos Achada Panthers disse que a equipa adversária foi um justo vencedor e enalteceu o “empenho” dos seus jogadores, “que se bateram de igual por igual com a equipa mais forte da competição”.
No que lhe concerne, Danielson Miranda, técnico da equipa campeã, classificou este jogo da final de “muito duro” dada à motivação dos Achada Panters, “que vinham de duas vitórias moralizadoras seguidas e ainda com o reforço do internacional cabo-verdiano Anderson Correia.
Cai assim o pano sobre a primeira edição do Praia Basketball League, competição que aconteceu desde o dia 3 de julho, no pavilhão Vává Duarte, na capital do país. Prova que na fase regular contou com as equipas do CB Cidadela, Ponta d’Água Gorilas, Achada Grande Volcanico, Palmarejo Sharks, Achada Panthers e Plateau Warriors, integradas no projeto “Overseas Basketball Connection”.
O promotor da iniciativa foi António de Pina, nascido em Delaware, EUA, onde representou a Lincoln University em Pennsylvania. Como profissional jogou pelos emblemas do Elétrico FC de Portugal e BC Martorell da Espanha.
C/Inforpress