Nadine Évora, 24 anos, natural da Praia, apreciadora do lema “faça você mesmo”, é uma empreendedora que decidiu criar a sua loja de acessórios capilares, a Hair by Ny. Esta jovem talento conta que sempre preferiu fazer em vez de comprar.
“Desde pequena foi despertado em mim o lado criativo através da minha professora primária, Isabel Garcia. Com o passar dos anos, sempre procuro algo para fazer e vender, e nisso acabei por criar uma página no Instagram em 2018, Hair by Ny, relacionado com dicas e cuidados capilares”, narra.
Com a “Hair by Ny”, Nadine começou a sentir necessidade de encontrar acessórios que a ajudasse nos cuidados do seu cabelo, o que despertou nela a vontade de começar a fazer as peças para tornar as dicas capilares mais completas para o seu público alvo.
“Daí surgiu a necessidade de ter uma touca de cetim e, pensei, porque não fazer com as minhas próprias mãos e vender? Mesmo não sabendo cozer na máquina de costura, criei em Outubro de 2020 a minha loja ‘Hair by Ny store?’”, alega.
Portanto, de uma página na rede social a uma loja, Nadine, além de ser uma blogueira, agora faz acessórios de cetim considerados “amigos” do cabelo, em especial do cabelo crespo e cacheado.
Dificuldades…
Nadine Évora aponta a falta de materiais como uma das dificuldades que tem de enfrentar no seu dia a dia profissional. “Em Cabo Verde, infelizmente, presenciamos a falta de materiais, por vezes, fundamentais para produzir, mas esta barreira faz com que o meu lado criativo esteja sempre a funcionar, tentando criar e encontrar outras alternativas possíveis”, afirma.
Para o futuro…
Actualmente, Nadine Évora trabalha numa colecção de verão para a sua loja e pretende igualmente entrar na área de cosmetologia, fazendo a sua própria linha de produtos capilares.
“Para o futuro vejo a ‘Hair by Ny’ como uma empresa que representa o valor e o poder de ter um cabelo saudável, seja qual for a sua curvatura, e uma empresa reconhecida no mercado tanto a nível nacional como internacional”, ambiciona.
Inspirada no próprio exemplo, Nadine Évora sugere aos jovens que nunca desistam antes persistir naquilo que acreditem. “Empreender não é fácil, mas é tão bom poder trabalhar naquilo que realmente gostes e que identifiques”, conclui.