O concurso, promovido pela Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), com o apoio da AJOC, abrange todos os jornalistas que exerçam legalmente as funções profissionais em território nacional e os trabalhos podem ser submetidos de julho a dezembro de 2021.
O Prémio Jornalismo Financeiro, de acordo com o regulamento do concurso, visa promover e estimular o engajamento dos profissionais da comunicação social, através do estudo, da investigação e do acompanhamento regular do mercado de bolsa.
A ideia é, então, produzir artigos, reportagens e outros trabalhos jornalísticos que tenham como tema o mercado financeiro, de forma a contribuir com conteúdos suscetíveis para a educação financeira da sociedade.
Só serão aceites os trabalhos de jornalistas que exerçam legalmente a profissão em Cabo Verde e vão ser premiados nas três primeiras posições, com o primeiro classificado a receber um montante de 250 mil escudos, 150 mil escudos para o segundo classificado e 100 mil escudos para o terceiro.
O concurso acontece anualmente e os prémios são atribuídos no mês de Maio, enquadrado nas comemorações do aniversário da Bolsa de Valores e Maio mês da imprensa.
O Prémio Jornalismo Financeiro, que se insere no âmbito do programa de Educação e Literacia Financeira da BVC, conta ainda com a parceria da Associação dos Jornalistas Cabo-verdianos (AJOC).