PUB

Economia

Fogo: Pescadores pedem “atenção especial” ao setor da pesca 

Os pescadores de São Filipe no Fogo pedem que se dê atenção especial ao setor da pesca na ilha. Com a visita do ministro do mar a São Filipe, a Associação dos Pescadores do Fogo reivindicam uma máquina de gelo, melhorias no cais de pesca e revisão da legislação de pescas. 

O presidente da Associação dos Pescadores do Fogo, Jorge de Pina, fala em insegurança dos pescadores no mar e ausência de projetos ligados ao setor na ilha. Tanto é que, conforme avança, a ilha não atrai investimentos no setor devido a falta de condições no cais de pesca e de armazenamento do pescado.

Com a visita do ministro do mar, Paulo Veiga a São Filipe, os pescadores pedem mais atenção ao setor, exigindo uma fábrica de gelo, melhorias no cais de pesca e revisão da legislação, de forma a adequar a lei à realidade cabo-verdiana.

É que, segundo a mesma fonte, os mergulhadores no Fogo têm sido perseguidos por uma lei que “não se adapta à realidade de Cabo Verde”.

O ministro do mar reúne-se hoje, 20, com o presidente da Câmara  Municipal de São Filipe, Nuias Silva, onde coloca em cima da mesa a questão do transporte de passageiros e cargas e gestão da orla marítima e das praias.

O governante reúne-se, também, com os pescadores e mergulhadores da ilha para abordar a legislação das pescas, que tem criado algum constrangimento aos profissionais do setor.

Na ocasião, serão distribuídas malas térmicas e arcas aos pescadores e peixeiras.

Paulo Veiga avança que a Enapor já trabalha no processo de dragagem da areia no cais comercial e futuramente no cais de pesca.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top