O Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde) está a investigar a qualidade de vacinas da Janssen, disponibilizadas no Centro de Vacinação COVID-19 de Mafra, depois de utentes terem desmaiado.
Num curto Comunicado – a que o jn.pt teve acesso -, a Infarmed explica que as medidas surgem “no seguimento dos casos de reações adversas (Síncope), notificados com a vacina da Janssen, no Centro de Vacinação de Mafra”.
Segundo aquela Autoridade de Saúde, “não foram reportados, até à presente data, suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros Centros de Vacinação em que o mesmo está a ser utilizado”.
“O Infarmed decidiu dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina naquele local de vacinação, assim como, suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas”, acrescenta.
Os últimos números oficiais indicam que mais de 42 por cento (%) dos portugueses já têm a vacinação completa e 60% já tomou, pelo menos, uma dose.
Só esta semana foram administradas mais de um milhão de doses, o valor mais alto desde o início da Campanha de Vacinação contra a COVID-19.
COVID-19 é provocada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019, em Wuhan, Cidade do Centro da China, e, actualmente, com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Perú.