O parque natural de Cova em Santo Antão será palco a 24 de julho do Fórum “Juventude e Mudanças Climáticas – Pa Nox Terra”. O evento coloca a juventude na discussão de assuntos ambientais e visa despertar a atenção dos jovens para a emergência climática.
Reserva natural desde 2004, o parque de Cova em Santo Antão constitui o maior centro de diversidade de espécies de plantas endémicas em todo o arquipélago. Este património natural, em especifico a cratera vulcânica, recebe o fórum sobre Juventude e mudanças climáticas a 24 de julho.
O evento contará com a participação de jovens ativistas pelo clima, bem como estudiosos ambientais, trocas de experiências à favor do clima, Spoken World, poesia pelo clima e de música ambiental com a banda Young Talent.
Para além de colocar a juventude no centro da preocupação ambiental, o evento visa, segundo a organização, mobilizar ativistas, movimentos e associações ambientais de mudanças climáticas de diferentes ilhas e decisores políticos e económicos nas discussões sobre mudanças climáticas e na implementação das políticas climáticas de mitigação e adaptação a nível local, nacional e internacional.
O evento é financiado pelo programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente às organizações da sociedade civil, GEF SGP, implementado pelo Programa das Nações unidas para o Desenvolvimento, o PNUD.