Cabo Verde recebe, esta sexta-feira, um contentor com materiais hospitalares, doados pela comunidade cabo-verdiana na França. Trata-se de uma iniciativa do projecto Xali, através de associações cabo-verdianas radicadas na França.
Denominada “Mo Solidariu”, esta é a primeira ação do Projeto Xali, que tem como objetivo apoiar na melhoria da prevenção e acesso a uma assistência médica de qualidade em Cabo Verde, fortalecendo as estruturas de saúde com donativos de material médico.
A doação será entregue esta sexta-feira no Centro de Saúde de Tarrafal de Santiago, o primeiro beneficiário da iniciativa, e inclui camas hospitalares elétricas, cadeiras de roda e outros materiais.
Sobre Xali
O projeto Xali reúne oito associações cabo-verdianas com sede em França: ONG Cabralistes, L’Association pour la Fondation IO; Les Étoiles de Tarrafal; Domingos Ramos; Nostalgia di Cabo Verde; Association des Femmes Capverdiennes en France; Sans Frontières Union Cap-Vert e Association Capverdienne de Moselle.
“Cymbopogon citratus”, conhecido como Xali na ilha de Santiago e Belgata nas ilhas de Barlavento, é uma planta medicinal muito usada em Cabo Verde principalmente em casos de febre, gripe e mal estar intestinal.
Com esta denominação, o coletivo de associações de cabo-verdianos residentes em França procura destacar a importância das plantas medicinais existentes no nosso arquipélago e que se estima em mais de uma centena de espécies.