A população da aldeia de Monte Trigo, localidade encravada no município do Porto Novo, em Santo Antão, continua à espera de água de qualidade para o consumo. As 70 famílias residentes na pequena comunidade dizem-se ansiosas e esperam a “prometida instalação da dessalinizadora” da água do mar.
A reivindicação é frequente, tendo em conta que a água consumida atualmente é sem qualidade, proveniente de uma nascente com excesso de flúor. Os moradores têm reclamado de problemas nos ossos e nos dentes devido a má qualidade da água consumida.
A presidente da Associação Comunitária do Monte Trigo, Rosa Miranda, disse à Inforpress que as pessoas nessa aldeia estão “ansiosas” para consumir “uma água de qualidade”, desejando que o Governo concretize, ainda este ano, a instalação da unidade de produção de água potável.
O Governo prometeu, nos princípios deste ano, investir mais de 50 mil contos na instalação de uma unidade de dessalinização de água do mar em Monte Trigo. Também, uma missão integrada por técnicos da empresa Águas da Ponta Preta (APP) esteve em Abril, no Monte Trigo, no quadro dos preparativos para instalação da dessalinizadora na comunidade.
Para Rosa Miranda, trata-se de um projeto “muito aguardado” pelos quase 400 habitantes do Monte Trigo, cuja água utilizada para consumo tem “causado problemas de saúde à população”.
A unidade de dessalinização da água do mar funcionará com base em energia solar.
c/Inforpress