O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) está a envidar esforços no sentido de se garantir a vacinação dos atletas e agentes desportivos antes do arranque da nova época desportiva.
O presidente do IDJ, Frederic Mbassa, afirmou, em declarações à RCV, que o processo de vacinação de atletas federados já começou e que alguns já foram inoculados. Assegurou, por outro lado, que muitos dos atletas continuam à espera até que se submeta todas as informações dos desportistas à Direção Nacional da Saúde (DNS).
“Nós já submetemos a lista para as Federações para que possam preencher com todos os atletas federados e inscritos nas associações desportivas, de forma que tenhamos uma base de dados que possamos submeter a DNS. Já há algumas semanas fizemos o início desse processo, junto com os jogadores da seleção masculina e feminina de basquetebol, tendo em vista a preparação para o Afrobasket, e hoje foram vacinadas as atletas da equipa feminina de futebol que irá representar Cabo Verde no torneio UFOA em São Vicente”, garante,
Para o processo de vacinação dos atletas e dos agentes desportivos, o presidente do IDJ aponta a sensibilização como arma essencial para a real retoma da prática desportiva no país e da “vida normal”.
Frederic Mbassa garante a vacinação da maior parte dos atletas antes do início da época desportiva, entre Setembro e Outubro, mas tudo depende da articulação com as Federações desportivas.
C/RCV