Enquadrado no 14º aniversário da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC), esta organização prevê a realização de rastreios de colo uterino, mama e próstata nas zonas mais distantes do centro da ilha de Boavista. Além disso, pretendem preparar a capacitação de profissionais da saúde nesta área.
Esta ação social levará para o terreno 16 profissionais de saúde e, em uma semana, almeja alcançar pouco mais de 600 pessoas, entre homens e mulheres, a partir dos 25 anos de idade.
“A previsão é atender à volta de 440 mulheres, sendo 220 na vertente da mama e 220 na vertente do colo uterino, com idade compreendida entre os 25 e os 70 anos, segundo orientações dos profissionais de saúde. Cada vez mais estamos a ter cancros na camada mais jovem, daí iniciarmos aos 25. Na vertente da próstata a previsão é atender 100 a 150 homens do 40 aos 75 e mais”, avançou a presidente da associação, em declarações hoje à RCV.
Cornélia Pereira adianta ainda que estes rastreios pretendem abranger o máximo de zonas da ilha, mas, principalmente, as mais afastadas do centro da cidade.
“Os nossos grandes parceiros são as delegacias de saúde que fazem um levantamento das comunidades e das pessoas, principalmente nas zonas mais distantes dos centros urbanos. Estaremos em Albufareira, Zona Norte, Rabil, Estância Baixo, Povoação Velha no bairro Barraca, entre outros lugares. Para além dos rastreios nós prevemos, também, fazer capacitações técnicas locais”, acrescentou.
Em relação à associação, em particular, a presidente garante uma luta “sem tréguas” contra o cancro, mas clama por um espaço condigno e mais condições de trabalho na associação que representa.
“A associação merece um espaço condigno. Neste momento estamos num local de 14 metros quadrados, sem condições de trabalho, reunimo-nos num corredor, partilhando espaço com outros, ou seja, precisamos de um espaço para reunião, para trabalhar”, apela Cornélia Pereira.
A Associação de luta Contra o Cancro da Mama, juntamente com o ministério da Saúde, realizará estas ações de rastreios dos cancros de colo uterino, mama e próstata, na ilha da Boa vista, de 10 a 15 de julho.
C/ RCV