Pelo menos, 26 mil doses de vacinas contra a COVID-19 da fabricante AstraZeneca, que estavam fora do prazo de validade foram administradas no Brasil, segundo dados oficiais, citados pelo jn.pt.
De acordo com registos oficiais do Ministério da Saúde, até ao dia 19 de Junho, imunizantes com o prazo de validade expirado, foram aplicados em mil 532 municípios daquele País Lusófono da América Latina.
O levantamento apontou, também, que outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca contra a COVID-19, distribuídas em Estados e Municípios dentro do prazo de validade já expiraram e não há informações se elas foram descartadas ou se continuam a ser aplicadas.
Actualmente, a AstraZeneca é o imunizante mais usado no Brasil, correspondendo a 57 por cento das doses aplicadas no País.
Dados divulgados no Sítio do Ministério da Saúde brasileiro apontam que foram aplicadas 102 milhões 855 mil e 719 doses de vacinas contra a COVID-19 no País, considerando as informações da Base Nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI) ou dos painéis das secretarias de Saúde dos Estados.