A “Diva dos pés descalsos” vai ser, esta sexta-feira (02), homenageada em Lisboa, dez anos após a sua morte.
O evento vai contar com a apresentação do mais recente livro sobre Cize, a sua biografia intitulada “Cesária Évora”, e um apontamento musical que reúne músicos que conviveram de perto com a artista, como o guitarrista Armando Tito.
Márcia Couto, da editora Rosa de Porcelana, organizadora do evento, considera que “continua a haver muito por descobrir dessa mulher que projectou Cabo Verde no mundo mais do que qualquer outro cabo-verdiano”.
A editora defende ainda que a grande homenagem venha do Estado de Cabo Verde, “criando prémios e bolsas criativas em nome de Cesária Évora e promovendo um instituto em que figurassem os nomes dela e de Eugénio Tavares, para articular centros culturais na diáspora e em Cabo Verde”.
Para já a homenagem parte da editora cabo-verdiana Rosa de Porcelana, a Associação Cabo-verdiana de Lisboa e o Grémio Literário.
O evento decorre primeiro em Lisboa e deverá repetir-se em Paris, onde o sucesso de Cesária Évora se internacionalizou, nos anos 90 do século XX, e também na sua terra natal, a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.
Cesária Joana Évora nasceu no Mindelo em 1941, falecendo no dia 17 de Dezembro de 2011.
C/Inforpress