Assinala-se hoje (26), o Dia Internacional contra o Uso Abusivo e o Tráfico Ilícito de Drogas. Alusiva à data, a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) tem a decorrer na cidade da Praia, uma Conferência sob o lema “Partilhe Fatos sobre as Drogas. Salve Vidas” e Balanço de 20 anos da Linha SOS/Droga 8002525.
Esta conferência tem por objectivo promover um espaço de diálogo e discussão sobre o tema com os parceiros, visando sensibilizá-los para a relevância dos fatos sobre as drogas (e seus perigos) e da prevenção, tratamento e cuidados baseados em evidências e ainda partilhar dados dos atendimentos efetuados na linha SOS/Droga durante os 20 anos de funcionamento.
Para além do enquadramento do tema e mensagem alusiva ao Dia Mundial Contra as Drogas o evento conta com o Lançamento da Linha Verde de Apoio à Lei do Álcool, um serviço telefónico anónimo, confidencial e gratuito, que tem como objetivo informar, orientar, aconselhar e receber denúncias sobre a problemática do álcool, na sociedade cabo-verdiana.
Efeméride
O Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas foi instituído a 26 de junho de 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A data foi criada para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.
Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) atualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos.
De acordo com a mesma fonte, “todo ano 210 milhões de pessoas usam drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200 mil morrem anualmente. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico”.