O projeto Livre acaba de lançar uma campanha de crowdfunding para apoiar as mulheres de Santo Antão com a aquisição de pensos higiénico reutilizáveis e preservativos. A iniciativa surge para combater a pobreza menstrual, empoderar e reforçar a educação sexual das mulheres nesta ilha.
Com a fragilização das condições económicas e sociais das mulheres devido a Covid-19, a higiene menstrual fica comprometida, como faz saber o projeto Livre.
E, para evitar a situação de vulnerabilidade das mulheres, o projeto tem em andamento uma campanha de crowdfunding para dar resposta às necessidades das mulheres na ilha de Santo Antão.
O objetivo é angariar pensos higiénicos reutilizáveis e preservativos em prol da saúde feminina.
“O projeto assegurará a distribuição destes produtos juntamente com uma formação necessária para a correta higienização dos pensos reutilizáveis. É indispensável o ensino e a aprendizagem para que a mulher seja sempre livre e independente”, avança o Projeto Livre.
A entrega inicial será de 200 kits de pensos reutilizáveis para as jovens do município do Porto Novo. Além disso, a entrega de preservativos será feita para o ICCA e para o Espaço Jovem acompanhado de formações de educação sexual.
“O conhecimento e a aprendizagem sobre a vida sexual ajudarão a diminuir a elevada taxa de gravidez precoce verificada atualmente”, acredita o projeto.
A campanha pode ser apoiada neste link: https://ppl.pt/causas/