O estado de calamidade vigente no país foi hoje prorrogado por mais 15 dias, em todas as ilhas, a contar a partir do dia 28 de Junho, anunciou hoje o primeiro-ministro.
A decisão foi comunicada por Ulisses Correia e Silva, em declaração ao país sobre a situação da covid-19 em Cabo Verde, sublinhando, entretanto, uma evolução positiva da pandemia no arquipélago.
O governante sublinhou que é necessário continuar a implementar as medidas de protecção para baixar ainda mais o ritmo de transmissão, a taxa de positividade e a taxa de incidência acumulada em todas as ilhas e em todos os concelhos.
“Nesse sentido, o Governo decidiu prorrogar por mais 15 dias o estado de calamidade em todas as ilhas do país. Mantêm-se assim as restrições em vigor e continuaremos a fazer a avaliação de 15 em 15 dias para tomarmos a melhor decisão relativamente ao estado da pandemia em Cabo Verde”, explicou.
Ulisses Correia e Silva adiantou ainda que se vai intensificar a realização de testes e a fiscalização para o cumprimento das normas sanitárias e protecção individual.
Período de frequência das praias alargado
Ulisses Correia e Silva anunciou ainda que se vai alargar o período de frequência às praias de mar na cidade da Praia e intensificar as acções de fiscalização, sobretudo nesse período de férias, no sentido de se evitar o encerramento desses espaços.
Refira-se que, na cidade da Praia a frequência das praias balneares, neste momento, restringe-se ao período das 06h00 às 08h00, o que vai ser alargado, a partir do dia 28 deste mês, conforme novas orientações do Instituto Marítimo Portuário a serem anunciadas.