O artista plástico, Nelson Neves, recebeu, ontem, a medalha de Cavaleiro da Ordem de Mérito do Grão-Ducado de Luxemburgo. Trata-se de uma distinção que, segundo ele, representa um reconhecimento para toda a comunidade cabo-verdiana residente naquele país.
“A medalha é pessoal, mas penso que é um reconhecimento para a nossa comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo. Ao receber a medalha recordei a primeira geração de cabo-verdianos e cabo-verdianas que saíram de Cabo Verde para vir trabalhar no Luxemburgo. Não foi fácil. Prepararam o caminho para todos nós e, graças ao seu esforço e seriedade, a forte cooperação entre Luxemburgo e Cabo Verde começou”, disse Nelson Neves, em declarações ao A NAÇÃO.
Nelson Neves recebeu a medalha de Cavaleiro da Ordem de Mérito do Grão-Ducado de Luxemburgo das mãos da ministra da Cultura do Luxemburgo, Sam Tanson.
Durante a cerimónia, que aconteceu no espaço Philharmonie Luxembourg, anunciaram que o artista plástico já leva mais de 20 anos a aproximar Cabo Verde e Luxemburgo, graças aos projetos culturais, nomeadamente exposições, ateliês de pintura para crianças em Cabo Verde e Luxemburgo.
Nelson Neves, recorde-se, inaugurou, há duas semanas, em Luxemburgo, uma exposição sobre os seus 20 anos de carreira. “Retrospectiva Nelson Neves 2001- 2021” está patente na Galeria de Art H2O, em Differdange até o dia 27 de Junho.
Nelson Neves vai estar em Cabo Verde no próximo mês e pretende trazer parte da exposição sobre os 20 anos de carreira, bem como realizar um workshop de pintura destinado a crianças.