PUB

Cultura

Semana Cultural da China e dos Países Lusófonos: Pintor cabo-verdiano marca presença

Exposição de Pintura do cabo-verdiano Eduardo Bentub é o segundo evento a inaugurar a 13ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, que começa no dia 2 de Julho.

Na sua página do “Facebook”, o artista santantonense mostrou-se orgulhoso por ser o escolhido para representar Cabo Verde no evento, que se estende até Dezembro de 2021.

“Com muito orgulho, sentido patriótico, enfim, com muitos bons sentimentos à mistura, que vos informo da minha participação na 13ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Oficial Portuguesa, a ser realizada em Macau, numa Exposição Individual, como representante de Cabo Verde para o Evento”, escreveu Bentub, agradecendo ao Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, “pela confiança, depositada”.

Tal como em 2020, o Certame deste ano decorrerá em formatos “online” e “offline”, devido à Pandemia de COVID-19, em ordem a “permitir, ao público de todo o Mundo, experimentar, em diversas formas, as ricas e diversificadas tradições e Culturas Lusófonas”.

A participação de Eduardo Bentub está entre as actividades “offline” desta Edição, as exposições de “Policromias Lusófonas” de artistas oriundos de diferentes áreas, como pintura, escultura, fotografia, instalação artística, entre outras, provenientes dos Países de Língua Portuguesa e de Macau.

A Primeira Exposição deste Ciclo foi “Notícias da Floresta”, da portuguesa Ana Jacinto Nunes, inaugurada a 11 de Junho e patente até ao dia 27. A mesma Exposição esteve presente nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Macau – 10 de Junho -, no marco do Programa: “Junho, Mês de Portugal na RAEM” (Região Administrativa Especial de Macau).

Até 31 de Dezembro, o Programa prevê a realização, no Complexo da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, de vários “workshops” em que “os participantes podem aprender a confeccionar os acessórios tradicionais do Mundo Lusófono” e experimentar “a diversidade cultural” dos Países Lusófonos.

Nas actividades “online”, o Fórum indica estar a decorrer o “Concurso da Criação de Vídeos Promocionais Sobre os Países de Língua Portuguesa”, co-organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum de Macau e pelo Instituto Politécnico de Macau, com a participação de equipas constituídas por estudantes das instituições de Ensino Superior da China, da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e dos Países Lusófonos.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top