As seleções da Inglaterra e Escócia defrontam-se, esta sexta-feira (18), em jogo a contar para a segunda jornada do grupo D do Euro 2020. Trata-se de uma das mais antigas rivalidades do mundo do futebol, com a seleção inglesa a podendo carimbar a passagem aos oitavos-de-final contra uma Escócia obrigada a vencer.
O Inglaterra – Escócia é um dos jogos mais aguardados desta fase de grupos do Euro 2020. A partida está agendada para às 18 horas (CV) desta sexta-feira, no Estádio de Wembley. Na outra partida deste grupo, a República Checa mede forças com a Croácia.
A história da disputa entre estas duas seleções remonta ao século XIX, nas origens do futebol. Assim que teve suas regras estabelecidas pelos ingleses, a modalidade foi palco de uma série de duelos entre jogadores ingleses e escoceses de 1870 a 1872, jogos que nunca chegaram a ser reconhecidos oficialmente pela FIFA como confrontos entre seleções. Foi um 0 a 0 em Glasgow, em 1872, o jogo entre as equipes que ganhou o status de primeira partida internacional da história pela entidade.
De lá para cá houve vários duelos entre estas duas formações, sendo o mais recente um empate a duas bolas em Junho de 2017.
Em caso de triunfo da Inglaterra e da República Checa, os dois primeiros lugares do Grupo D, que dão apuramento direto para os ‘oitavos’, podem mesmo ficar já hoje fechados. Ainda assim, no jogo entre a República Checa e a Croácia, este último pode ter uma palavra a dizer, em Glasgow. O jogo entre croatas e checos está agendado para às 15 horas (CV).
A seleção croata, vice-campeã mundial, vai tentar ‘apagar’ a derrota na primeira jornada com a Inglaterra (1-0) e reentrar na luta pelos oitavos de final, mas para isso tem que bater a República Checa e ‘anular’ o avançado Schick, que esteve em grande forma na primeira ronda, com dois golos, um deles um ‘golaço’ do meio-campo.
A segunda jornada do Grupo D arranca com Inglaterra e República Checa a somarem três pontos, com Croácia e Escócia ainda a zero.
No primeiro jogo do dia, a Eslováquia e a Suécia medem forças, para a segunda jornada do grupo E. A Eslováquia pode alcançar os oitavos, se triunfar sobre a Suécia. Já os suecos perseguem ainda o seu primeiro triunfo após o empate a zero com a Espanha na primeira jornada.