O artista plástico cabo-verdiano, Nelson Neves, foi nomeado Cavaleiro da Ordem de Mérito do Grão-Ducado de Luxemburgo, como testemunho do reconhecimento pelo seu engajamento ao serviço da cultura naquele país.
Segundo uma nota do Ministério da Cultura do Luxemburgo, a que o A NAÇÃO teve acesso, a apresentação das insígnias acontece numa cerimónia na Abadia de Neumunster, na próxima segunda-feira (21).
Esta distinção de Nelson Neves decorre numa cerimónia que reúne também a entrega das medalhas referentes a 2020, já que no ano passado o Luxemburgo estava sob fortes medidas de restrição, devido a pandemia da covid-19.
Perfil
Nascido em Santo Antão em 1973, Nelson Neves emigrou com os pais para o Luxemburgo com sete anos de idade. Depois de terminar os estudos liceais, formou-se em decoração, tendo trabalhado durante 16 anos como decorador. Mas a pintura sempre o acompanhou.
Em 2001 expôs pela primeira vez, na Semana Cabo-verdiana, em Rodange (L). A sua evolução técnica abriu-lhe mais portas e começou a dar aulas de pintura em liceus e escolas primárias.
Paralelamente às mais de 40 exposições individuais e colectivas no Luxemburgo, França e Cabo Verde, começou também a organizar ateliers de pintura nos hospitais, nas prisões e junto dos mais jovens.
Em 2008 foi convidado pelo Ministério da Cultura do Grão-Ducado a expor na cidade da Praia, na Semana Cultural do Luxemburgo. Pela primeira vez, mostrou o seu trabalho em Cabo Verde.
Cores vivas, movimento e energia são os ingredientes que o artista põe na balança para conseguir harmonia e equilíbrio nas suas obras, sejam estas abstractas ou figurativas, com cenas quotidianas do folclore cabo-verdiano ou obras mais universais.
Na semana passada, Nelson Neves inaugurou, no Luxemburgo, uma exposição sobre os seus 20 anos de carreira. “Retrospectiva Nelson Neves 2001- 2021” está patente na Galeria de Art H2O, em Differdange até o dia 27 de Junho.
Nelson Neves vai estar em Cabo Verde no próximo mês e pretende trazer parte da exposição sobre os 20 anos de carreira, bem como realizar um workshop de pintura destinado a crianças.