PUB

Política

Cabo Verde acolhe a 64 ª Reunião da Comissão Regional da OMT para África em setembro

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, e o Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, assinaram, nesta terça-feira (15), em Windhoek, Namíbia, o acordo que estabelece Cabo Verde como país anfitrião da 64.ª Reunião da Comissão Regional da OMT para África (CAF).

A 64ª Reunião da Comissão Regional da OMT para África (CAF), acontece em paralelo com a 2.ª Edição do Fórum Global do Turismo para o Investimento em África, de 2 a 4 de setembro próximo, em Santa Maria, ilha do Sal.

Em comunicado de imprensa, o Executivo destaca que os dois eventos decorrerão sob o signo de investimento no turismo em África, “numa altura em que todos os esforços estão concentrados na retoma e recuperação do turismo”, tendo, ainda, na agenda, a inovação tecnológica como aceleradores da retoma e recuperação do turismo “mais sustentável e inclusivo”, tanto do continente africano como dos seus diferentes estados-membros da OMT.

No ato da assinatura, o ministro do Turismo, Carlos Santos, realçou o compromisso do Governo de Cabo Verde com a OMT e com o continente africano. Além disso, apelou para a responsabilidade dos ministros africanos, no seio da OMT, na reunião que vai anteceder a 24.ª Assembleia Geral da organização em outubro, no Reino de Marrocos, na construção de uma organização forte, resiliente e alinhada com as novas prioridades que a fase pós-pandémica exige.

Já o Secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, destacou a importância que Cabo Verde tem no seio da organização e lembrou o grande evento que foi a realização da 1.ª Conferência Ministerial sobre o Turismo e Transporte Aéreo em África, em março de 2019, na ilha do Sal. Evento que classificou como o “maior realizado sob a égide da OMT em África”.

Pololikashvili aproveitou, ainda, para enfatizar o ponto da agenda sobre a iniciativa da criação da Marca Turística de África, em que Cabo Verde é um dos dois Estados-membros africanos contemplados com projeto-piloto, ainda este ano.

Cabo Verde é atualmente um dos vice-presidentes da Assembleia Geral da OMT e membro da organização desde 2001. Foi pela primeira vez, eleito para o Conselho Executivo da organização, em setembro de 2017, para um mandato de quatro anos, para o qual procura uma reeleição na próxima assembleia-geral.

PUB

PUB

PUB

To Top