Cerca de 20 pessoas do município de Santa Catarina de Santiago, iniciam, a partir desta terça-feira,15, uma formação em cuidadores de dependentes.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, visa preparar, devidamente, cuidadores de dependentes, como idosos ou pessoas com deficiência. A formação abrange 20 pessoas que de forma informal já se têm dedicado a cuidar de pessoas que necessitam de cuidados especiais e acompanhamento.
Segundo uma nota enviada a esta redação, a formação visa assim “reforçar a formação de cuidadores/as informais, contribuindo para a qualificação de profissionais para centros e lares de idosos, ou na prestação de cuidados ao domicilio”.
Com esta formação pretende-se “ter profissionais disponíveis, engajados psíquica, emocional e corporativamente, especialmente sensíveis às expressões das necessidades dos utentes e habilitados para orientá-los através de interações estimuladoras”.
O ato da abertura está agendado para esta terça-feira, 15 de junho, e conta com a presença do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e da Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina Jassira Monteiro.