PUB

Política

Santo Antão: Dia do município de Paul e do Padroeiro Santo António das Pombas assinalado com foco no combate à pobreza

O município de Paul, em Santo Antão, comemorou neste domingo, 13, o dia do município e Santo Padroeiro Santo António das Pombas. O combate à pobreza é um dos desafios do município, e o presidente da Câmara Municipal, António Aleixo, admite que há ainda muito a fazer pelo bem município.

Segundo a rádio nacional, o presidente da Câmara Municipal do Paul, que falava à margem da sessão solene, em comemoração do dia do município, considera que o município do Paul tem tido ganhos significativos nos últimos tempos, porém, afirma que é necessário fazer mais para melhorar as condições de vida das populações.

“A habitação social é um grande desafio que nós tínhamos, e que continuamos a ter, mas conseguimos chegar a mais de 500 casas reabilitadas e construídas. Tivemos os ganhos a nível da água ao domicílio. Temos ganhos a nível dos caminhos, os trabalhos que temos conseguido efetuar, a nível da saúde, também os ganhos que tivemos a nível social, de uma forma geral, portanto, isto, são ganhos que nos dão satisfação, mas conscientes que é preciso mais e melhor, para cada vez mais irmos melhorando a condição de vida das nossas populações”, declarou Antônio Aleixo.

O combate à pobreza continua a ser um dos desafios do município, mas as leituras do líder da bancada do MpD, Bartolomeu Cruz, do líder da bancada do PAICV, Nilton Delgado, e do deputado da UCID, Jailson Brito sobre o ritmo de desenvolvimento do conselho são diferentes.

Por um lado, o líder da bancada do MpD, Bartolomeu Cruz, assegura que Paul está em “bom ritmo”.

“Apesar das adversidades causadas por esta pandemia, consideramos que o município do Paul está num bom ritmo de desenvolvimento, com um conjunto de obras a serem desenvolvidas, um pouco por todo o nosso concelho, sobretudo também para falar das ações sociais que têm sido desenvolvidas”.

Por outro lado, o líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Nilton Delgado, afirma que tem havido ganhos, no entanto a pandemia está a agravar a situação da pobreza no município.

“É claro que tem tido os seus ganhos, com todas as governações, quer na governação central como na governação local, mas, naturalmente, que tem ainda muitos desafios, nomeadamente o momento que estamos em situação pandêmica que vem ainda a agravar as situações da dificuldade das famílias que vivem na pobreza, essencialmente esse é o nosso maior desafio, a pobreza”.

Por sua vez, o deputado municipal da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Jailson Brito,  defendeu que o município “está parado” devido ao cenário pandêmico.

“O município está parado devido às questões pandêmicas que estamos a atravessar, mas há muito tempo que o município tem vindo, talvez, a regredir por causa dos atos culturais que têm vindo a cair em desuso, e a culpa não é da covid-19, talvez de questões de falta de política”.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top