Para assinalar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) promove, na segunda-feira, 14, o seminário “Importância da doação de sangue”.
O objetivo é aumentar a consciência sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões e a contribuição fundamental dos doadores voluntários.
A data também é uma oportunidade para chamar os governos e autoridades nacionais de saúde a disponibilizarem recursos suficientes e estabelecerem sistemas e infraestruturas para aumentar a colheita de sangue”, conforme nota enviada à imprensa.
O INSP assinala ainda que durante a pandemia da covid-19, com as restrições de mobilidade e outras dificuldades, houve uma diminuição do stock de sangue, deixando evidente a necessidade de campanhas de sensibilização que têm levado a cabo, com apelos para a doação nos bancos de sangue do país.
“Sangue e hemoderivados seguros, bem como a sua transfusão, são fundamentais na prestação dos cuidados de saúde”, reforça a mesma fonte.
O seminário, que é também uma oportunidade de chamar a atenção das pessoas para esta necessidade, realiza-se em parceria com a Direção Nacional da Saúde e a OMS, em formato presencial e online.
Este ano o Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado sob o lema “Doe sangue para que o mundo continue pulsando”. A mensagem destaca a contribuição dos doadores para manter o pulso do mundo, salvar vidas e melhorar a saúde de outras pessoas.