O presidente da Câmara Municipal de São Domingos ambiciona a empresarialização do sector primário. Isaías Varela falava à imprensa, após a abertura de uma formação para 34 agricultores, na tarde desta segunda-feira, 07. O autarca quer romper com a visão do sistema tradicional agrícola de subsistência e avançar para uma visão empresarial desse sector, mais sustentável, de forma a beneficiar mais os produtores, protegendo também o meio ambiente e os recursos.
A agricultura tem sido um dos sectores mais afectados nesses últimos anos, devido especialmente à falta de chuva, mas também às alterações climáticas. É nesse sentido que a Câmara Municipal de São Domingos, em parceria com o Programa Jovem Empregos, está a promover uma formação dirigida aos agricultores do concelho com o objetivo de adoptarem novas técnicas na agricultura, para poderem rentabilizar os poucos recursos e terem mais rendimentos e produtividade.
“É preciso, hoje, ajudar os nossos agricultores, sobretudo em adoptarem técnicas mais modernas de produção e, também, ajudá-los a rentabilizar os escassos recursos, como a questão de água. Sobretudo para que a questão agrícola seja de mais rentabilidade e que as famílias consigam ter os seus meios de sobrevivência”, afirma o autarca de São Domingos.
Conforme Varela, a agricultura é um setor que emprega mais de 50% da população activa no município e é obrigação da Câmara Municipal empoderar famílias e agricultores, ajudando-os a trabalhar e tornando a agricultura num setor cada vez mais promissor.
“Temos que ajudar os agricultores a dar um salto e a saírem do sector, e do sistema um pouco tradicional, para um sistema um pouco mais industrial, apesar dos poucos recursos que temos. Mas, hoje, com as tecnologias que temos, podemos dar um grande passo e ajudar, sobretudo, o concelho a desenvolver-se. Eu quero uma visão mais empresarial. Eu já não quero agricultura de subsistência, eu quero jovens ambiciosos e pessoas com visão e vontade de fazer”, apelou Isaías Varela.
Programa Jovem Emprego
Esta formação conta com a parceria do Programa Jovem Emprego. Segundo a representante da antena do referido programa para Santiago Sul, Ludmila Cabral, o programa trabalha com a empregabilidade de jovens e, sendo assim, procura sempre apoiar os parceiros em ações de formação, especialmente para a juventude e mulheres.
“Então foi nesse sentido que, logo que a Câmara Municipal nos apresentou essa proposta, esse projeto, nos abraçamo-lo, porque consta no nosso TDR e o que nos deixa bastante satisfeitos, é que a sala está com algumas mulheres. Então acreditamos que saindo, terminando esta formação, vamos ter realmente agricultores capacitados com alguma técnica, e que vão conseguir reproduzir, o que aprenderam, nas suas comunidades”, afirma Ludmila Cabral.
Com apenas três anos no mercado nacional, o Programa Jovem Emprego já tem seis antenas espalhadas por todo país, sendo que a antena Santiago Sul abrange São Domingos, Praia e Cidade Velha. A formação para os agricultores de São Domingos, que arrancou esta segunda-feira,7, vai abranger 34 produtores, incluindo algumas mulheres.