PUB

Santiago

Combate ao abuso sexual de menores: Alunos de São Miguel sensibilizados sobre o “toque do sim e do não”

Crianças do 5º e 6º anos das escolas Nha Mita Préra, de Espinho Branco, Adelino da Veiga, de Veneza e Velhinho Rodrigues, em Achada Batalha participaram de uma ação de sensibilização sobre “o toque do sim e do não”, uma campanha de combate ao abuso sexual de menores, que visa ensinar aos mais novos as partes do corpo em que devem, ou não, permitir ser tocadas.

Conforme uma publicação na página do Facebook da autarquia micaelense, esta ação visou sobretudo “chamar a atenção” dessas crianças, sobre “o toque do sim e do não”, isto é, ensinar-lhes onde devem ou não permitir que sejam tocadas, tendo em conta o combate à violação sexual de menores. Um flagelo que se estende a todo o país.

Durante o encontro, falou-se da importância de conversarem com os pais e/ou encarregados de educação, ou qualquer outra pessoa de confiança, em caso de terem sido vítimas de qualquer tipo de agressão, seja ela física, psicológica, ou sexual, por parte de qualquer pessoa.

Esta acção levado a cabo pela autarquia, teve a parceria do Instituto da Criança e do Adolescente (ICCA) e da delegação escolar de São Miguel.

O dia Internacional das Crianças Vitimas de Agressão celebrou-se no passado dia 4 de junho, altura em que foi lançada a campanha do “toque do sim e do não”. Cada vez mais é preciso chamar a atenção para a triste realidade em que muitas crianças têm que viver, desde contextos de guerra, violência sexual ou de privação dos mais elementares direitos, como educação, realidades que afectam não só Cabo Verde, como muitos outros países do mundo.

PUB

PUB

PUB

To Top