A Entidade Reguladora Independente da Saúde lançou, nesta segunda-feira (7), o manual de boas práticas de higiene para estabelecimentos alimentares. Trata-se de uma actividade enquadrada nas comemorações do dia mundial da segurança sanitária dos alimentos, assinalada esta segunda-feira, com o tema “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”.
Com o acto, realizado através de uma reunião online em parceria com a Rede Internacional Para Segurança Alimentar, FAO e OMS em Cabo Verde, a ERIS pretende facilitar aos operadores a compreensão sobre a importância dessas normas na prevenção de riscos de doenças transmitidas por alimentos, sobretudo nas camadas mais pobres e crianças até aos cinco anos.
O dia mundial da segurança sanitária dos alimentos, que se assinala anualmente a 7 de Junho, foi criado em 2019 pelas Nações Unidas e em 2021 tem como tema “Alimentos seguros agora, para um amanhã saudável”.
O objectivo, sublinha a administradora – executiva da ERIS para o sector alimentar, Patrícia Miranda Alfama, é alertar para a necessidade de se prevenir riscos de doenças transmitidas por alimentos sobretudo sobre a primeira infância e camadas mais desfavorecidas.
“As doenças transmitidas por alimentos são um fardo mundial de saúde pública. A maior parte, a carga global desta doença é das crianças menores de cinco anos e sobretudo regiões de rendimento baixo. Portanto foi identificado uma necessidade urgente de promover e facilitar acções de segurança sanitária de alimentos, envolvendo todos, desde os operadores económicos às pessoas que trabalham até a colocação dos produtos no mercado, um papel muito importante dos consumidores que se tornam fiscalizadores porque cada vez mais o consumidor exige produtos seguros, saudáveis.
A liderança de ditar normas para segurança sanitária é da FAO e da OMS, através do codex alimentar em que todos os países membros das Nações Unidas poderão transpor essas normas sanitárias para a legislação nacional”, disse Patrícia Miranda Alfama à RCV.
E para facilitar as acções que podem ser implementadas para o cumprimento dos requisitos legais de segurança sanitária dos alimentos vigentes em Cabo Verde e assegurar a higiene nos processos de produção e distribuição de alimentos, realça Patrícia Miranda Alfama, a ERIS lança o manual de boas práticas de higiene para estabelecimentos alimentares, elaborado com uma linguagem simplificada e ilustrativa.
“Tem uma linguagem mais simples, ilustrativa, e que traz várias informações, desde a importância das próprias boas práticas de higiene a serem implementadas nos estabelecimentos, os perigos alimentares, como as continuações são feitas, necessidade de higienização dos equipamentos e dos utensílios, a necessidade da higienização pessoal de cada manipulador, aquisição de transporte, da concentração dos alimentos”.
De acordo com a administradora – executiva da ERIS, o manual de boas práticas de higiene para estabelecimentos alimentares está no site da instituição e serão distribuídos exemplares em papel a o longo das inspeções anuais regulares da entidade reguladora.
Na Webinar participaram operadores económicos, câmaras municipais, Ministério da Indústria e Comércio, IGAE, Protecção Civil e o IGQP, a ERIS, entre outras organizações.
C/Inforpress