O deputado do PAICV, Fidel Cardoso de Pina, solicitou a intervenção do governo, face à matança de tartarugas em São Domingos, denunciada na semana passada pela Associação Ambiental Caretta Caretta. Recorde-se, que esta associação informou que tinham sido encontradas mais de 100 carapaças de tartarugas nas praias de São Domingos.
“Ao Governo pede-se mais. Exige-se mais do que desempenhar o papel de “figura ausente”. Exige-se que abra inquéritos e apure responsabilidades. Exige-se que parte dos milhares de contos que chegam ao nosso país para projetos de preservação ambiental sejam investidos em meios para que seja feita uma fiscalização efetiva das praias que garanta a conservação da biodiversidade”, começa por escrever Fidel Cardoso de Pina nas suas redes sociais.
Além de criticar o silêncio do governo, este parlamentar exigiu também da justiça a aplicação de penas ajustadas aos crimes consumados. Desde junho de 2017 o consumo de carne, ovos, ou quaisquer restos ou parcelas de tartarugas marinhas é considerado crime em Cabo Verde. “O diploma não pode continuar a ser – como até então – uma lei morta”, acrescenta.
A apanha de fêmeas e ovos nas praias durante o período de desova são apontados pela Associação Ambiental Caretta Caretta, como as principais ameaças à sobrevivência da espécie em Cabo Verde.
Ainda assim a associação garantiu que, apesar dos fracos recursos, nos próximos dias iria reforçar a sua presença em todas as praias.