Um grupo de 20 mulheres, chefes de família, do concelho de São Miguel (interior de Santiago) que participaram numa acção de formação Cuidadora de Infância para crianças entre os 0 e os 3 anos de idade, já estão prontas para exercer actividade com qualidade.
As formandas que participaram na formação ministrada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), através do Centro de Emprego de Santa Cruz, em parceria com a Câmara Municipal de São Miguel já receberam os seus diplomas.
O Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Paulo Santos, disse na ocasião que trata-se da conclusão de mais um curso voltado para o saber-fazer, “uma característica inerente” a todas as formações do IEFP. “A formação profissional é uma das melhores políticas ativas de emprego, adotada pelo governo de Cabo Verde, que tem dado muitos bons frutos, visto que vem disponibilizando profissionais qualificados ao mercado laboral”, frisou o dirigente.
A aposta, segundo o Presidente do IEFP, é no alargamento e diversificação das ofertas formativas nos próximos tempos, com foco no cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Por seu turno, a vereadora que tutela a pasta do emprego e formação profissional, Cesaltina Ribeiro, assegurou que o intuito e o papel da Câmara Municipal de São Miguel é promover cada vez mais e melhores formações para os jovens do concelho.
Cesaltina Ribeiro avança que uma das prioridades para os próximos tempos é a instalação de um centro de emprego e formação profissional no município de modo a dar resposta à grande demanda que se verifica no concelho.