PUB

Economia

Incentivo: BVC cria Prémio Nacional de Jornalismo Financeiro

A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) vai instituir o Prémio de Jornalismo Financeiro, como forma de promover e estimular os profissionais da Comunicação Social a desenvolverem investigação e fazerem o acompanhamento do Mercado da Bolsa.

O anúncio foi feito – segundo a Inforpress -, sexta-feira, 4, pelo presidente da BVC, Miguel Monteiro, na abertura de uma acção de Formação sobre o “Funcionamento da Bolsa de Valores e o Mercado de Títulos do Tesouro”, dirigida aos jornalistas e técnicos da Comunicação Social.

Miguel Monteiro informou que a ideia é promover e incentivar a produção de conteúdos susceptíveis de contribuírem para a Educação Financeira da Sociedade Civil e, ao mesmo tempo, para a promoção do Mercado.

“O Prémio será de carácter monetário, ainda que simbólico a nível dos montantes”, indicou Monteiro, adiantando que, para a sua materialização, a BVC vai trabalhar em parceria com a Associação Sindical dos Jornalistas Cabo-Verdianos (AJOC), nomeadamente, na elaboração do Regulamento e demais aspectos pertinentes, bem como na promoção do Prémio entre os associados.

Miguel Monteiro salientou que a promoção da Educação e Literacia Financeira constitui uma das acções prioritárias do Plano de Acção da BVC, já que –  conforme indicou -, a mesma constitui uma das condições essenciais para se ter uma vida economicamente equilibrada e com margem para a poupança e para o investimento.

“A BVC tem em curso um ambicioso Programa de Promoção da Educação e Literacia Financeira, traduzido, essencialmente, em acções formativas e informativas, dirigidas à Sociedade, no País e na Diáspora, em particular a determinados grupos como estudantes e jovens no geral”, remarca Monteiro.

Neste sentido, indicou que a BVC reconhece o papel “relevante e insubstituível” da Comunicação Social, enquanto parceira de primeira linha neste desafio que, afirmou, é de toda a Sociedade.

Em funcionamento desde Maio de 1998, a BVC é a Entidade Gestora do Mercado de Valores Mobiliários e dos Sistemas Centralizados e de Liquidação.

A Entidade conta com 198 títulos cotados entre acções, obrigações e títulos de Tesouro, com capitalização bolsista a ultrapassar os 60 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), conforme dados de Março de 2021.

PUB

PUB

PUB

To Top